Retiro online gratuito com Ajahn Pasanno – 05 a 11 de maio 2022

12/04/2022
Publicado em Notícias
12/04/2022 Mosteiro Suddhāvari

De 05 a 11 de maio, Ajahn Pasanno – um dos mais antigos discípulos de Ajahn Chah – estará conduzindo um retiro de meditação na cidade de Paty do Alferes, Rio de Janeiro. Não há mais vagas para participação presencial, mas a participação online será gratuita e aberta a qualquer pessoa interessada. Aqueles que quiserem colaborar para pagar as despesas de viagem, hospedagem e transporte do mestre, podem fazê-lo através de uma doação voluntária (veja detalhes nesse link). Os ensinamentos serão dados em inglês, com tradução para português.

A participação poderá ser pelo Zoom ou YouTube.

Participação pelo YouTube

Aqueles que não puderem ou não quiserem participar de todas as atividades, seguir os oito preceitos, etc, podem assistir as transmissões pelo YouTube da maneira e horário que lhes for conveniente. Para isso, basta acessar o canal de YouTube da Sociedade Budista do Brasil durante a transmissão: https://www.youtube.com/user/Midiadharma

ATENÇÃO: Por uma limitação do YouTube, as palestras não ficaram gravadas. Você pode assistir durante os horários em que as transmissões são feitas, mas ao encerrar a transmissão do dia, o arquivo não fica gravado no YouTube.

Participação pelo Zoom

Aqueles que estiverem dispostos a fazer o compromisso de estar presente em todas as sessões de meditação, seguir os oito preceitos e respeitar nobre silêncio, podem participar pelo Zoom. Participar pelo Zoom dá a oportunidade de fazer perguntas durante as sessões de perguntas e respostas. Nos horários marcados, todos devem estar presentes em frente ao computador e com a câmera ligada. Também haverão horários de descanso e de meditação livre, onde não é necessário ter a câmera ligada. Veja a rotina diária para mais detalhes.

Local para retiro: Recomendamos que as pessoas busquem locais onde possam estar completamente sós durante os dias do retiro. De preferência onde também não haja muito barulho de música ou pessoas conversando.

Esse local pode ser sua própria casa (caso more sozinho), um apartamento emprestado, um Airbnb, um quarto de hotel, etc.

Caso você não tenha uma casa / apartamento para ficar só, pode também realizar o retiro dividindo o espaço com outras pessoas, de preferência com elas participando juntas. Caso nem todas as pessoas que dividem a casa com você estejam participando do retiro, tente pelo menos ter um quarto privado onde você possa fechar a porta e não ser incomodado.

Encorajamos todos a darem preferência a estar numa casa completamente sós para o retiro.

Refeições: Como você estará só, antes de chegar o dia do retiro planeje suas refeições e faça compras. Só haverá café da manhã e almoço, o período da tarde e noite deve-se passar em jejum. Às 7:00 é dada uma hora e meia para que todos possam tomar café da manhã e às 11:00 é feita uma longa pausa para que todos possam preparar o almoço, comer, limpar a cozinha, e descansar antes de retomarmos as atividades, às 14:00. Mantenha as refeições simples e leves, para facilitar o preparo e não causar sonolência na meditação. Quem preferir, pode pedir entrega de comida pronta.

Equipamentos:

  • Um tapete ou cobertor dobrado para forrar o chão na hora da meditação.
  • Um zafu ou almofada comum para sentar-se em meditação.
  • Uma conexão de internet Wifi ou celular. Se for usar conexão de celular, lembre-se que você ficará conectado muitas horas ao dia, portanto veja se há limite de dados suficiente no seu plano para isso.
  • Um computador, um IPad ou um celular.
  • O sistema de videoconferência utilizado será o Zoom. Quem for utilizar IPad e celular, deve instalá-lo com antecedência. Quem for usar o computador, pode instalar ou usar direto no navegador de internet,  mas recomendamos instalar pois funciona melhor e dá mais opções. https://zoom.us/download

Horários:

4:30 – 6:00 pūjā / meditação presencial

6:00 – 7:00 relaxamento

7:00 – 9:00 café da manhã / descanso

9:00 – 10:00 meditação presencial

10:00 – 11:00 meditação livre

11:00 – 14:00 almoço / descanso

14:00 – 15:00 perguntas e respostas

15:00 – 17:00 meditação livre

17:00 – 18:00 meditação presencial

18:00 – 19:30 descanso

19:30 – 20:30 palestra

20:30 – 21:30 puja / meditação presencial

Inscrição:

Mande um email para [email protected] com nome completo e cidade onde mora, e lhe responderemos com o link para a vídeo conferência, arquivo com os horários e livro de cânticos.

AJAHN PASANNO

Ajahn Pasanno recebeu ordenação na Tailândia em 1974 tendo o Venerável Phra Khru Ñāṇasirivatana como preceptor. Durante seu primeiro ano como monge, foi levado por seu mestre para conhecer Ajahn Chah, a quem pediu permissão para tornar-se seu discípulo. Um dos primeiros moradores de Wat Pah Nanachat, Ajahn Pasanno foi nominado abade do mosteiro em seu nono ano como monge. Durante sua administração, Wat Pah Nanachat desenvolveu-se consideravelmente, tanto em tamanho físico quanto em reputação.

Após 24 anos morando na Tailândia, Ajahn Pasanno tornou-se um professor de Dhamma conhecido e altamente respeitado por todo o mundo. Mudou-se então para a Califórnia na véspera de ano novo de 1997 para, junto com Ajahn Amaro, tomar a função de abade do recém inaugurado mosteiro de Abhayagiri. Em 2010, Ajahn Amaro aceitou um convite para servir como abade do mosteiro Amaravati, na Inglaterra, deixando Ajahn Pasanno como abade único de Abhayagiri durante oito anos.

Na primavera de 2018, Ajahn Pasanno passou o cargo de abade a seu discípulo, Ajahn Nyaniko, e partiu para um retiro de um ano no exterior. Desde seu retorno a Abhayagiri, Ajahn Pasanno continua a servir como âncora de sabedoria e orientação para a comunidade de monges e leigos do mosteiro, mas periodicamente também aceita convites para ensinar em diversos países do mundo inteiro.

É uma grande bênção e privilégio para os praticantes brasileiros terem a oportunidade de estar na presença e receber os ensinamentos de tão elevado mestre.

Digite o termo que deseja pesquisar:

Esteja sempre atualizado!

Inscreva-se para receber um email sempre que houver uma nova publicação no nosso site.