Inscrição para estadia no mosteiro

Aos interessados, as informações e regras de estadia são as seguintes:

O que trazer

  • Como você não terá acesso ao seu celular durante a estadia, é necessário trazer um relógio despertador e uma lanterna com pilhas suficientes para durar toda sua estadia.
  • Traga seus próprios itens de higiene pessoal. Se for ficar por muitos dias, traga também sabão em pó para lavar suas roupas.
  • Recomendamos trazer um par de chinelos porque são fáceis de tirar na hora de entrar nos aposentos e sala de meditação.
  • Um chapéu de aba é útil para se proteger do sol, durante os períodos de trabalho.
  • Durante o inverno faz bastante frio à noite e de manhã. Traga roupa apropriada (touca, cachecol, luvas).
  • Durante o verão costuma chover, é bom trazer um guarda-chuva.
  • Há roupa de cama e banho disponível e cada hóspede recebe dois cobertores, mas, caso você costume sentir muito frio, traga um ou dois a mais.
  • Há almofadas de meditação disponíveis, mas você pode trazer a sua se preferir.

Refeições

  • Um dos preceitos é se alimentar somente no período da manhã, portanto só é permitido fazer duas refeições: café da manhã e almoço. Não é permitido comer à tarde ou à noite.

  • Não é necessário ou permitido trazer alimentos para consumo pessoal. Se quiser, pode trazer alimentos para doar à cozinha, mas quem decide quando, como e para quem esses alimentos serão oferecidos, é o cozinheiro.

  • Não é permitido aos hóspedes utilizar a cozinha. As refeições disponíveis são aquelas preparadas pelo cozinheiro do mosteiro e só. Se você não pode comer comida normal, encomende suas refeições num restaurante na cidade e peça que entreguem no mosteiro.

  • As refeições em geral são vegetarianas. Não preparamos refeições veganas. Não preparamos refeições especiais para quem tem problemas de saúde. Se você precisa de algo do tipo, contrate um restaurante na cidade para que preparem e entreguem sua comida.

Disciplina

  • Aqueles que vêm se hospedar no mosteiro devem fazê-lo com o objetivo de realizar retiro. Aqui não é um centro de convívio. Se uma pessoa pede hospedagem mas fica a maior parte do tempo conversando, olhando internet, ou fazendo qualquer coisa que não seja característica a um retiro de meditação, não lhe daremos mais vaga em ocasiões futuras.
  • É obrigatório seguir oito preceitos. Para saber mais a respeito, visite esse link: https://noqueosbuddhistasacreditam.wordpress.com/2008/12/01/oito-preceitos/
  • Como há um preceito proibindo entretenimento, não é permitido usar o celular. Ao chegar você deve desligar o celular e entregar para o responsável. O aparelho só lhe será devolvido no dia de sua partida, portanto faça seus preparativos de viagem, compre suas passagens, etc, antes de chegar no mosteiro. Se há algum assunto importante que requeira que você esteja disponível online o tempo todo, primeiro espere que esse assunto se resolva para só depois vir fazer retiro.
  • Não é permitido sair do mosteiro para ir passear ou qualquer outra coisa. Não é permitido usar o mosteiro como albergue para ir fazer turismo. Caso surja uma situação de emergência, peça permissão ao monge antes de sair.
  • Você só está autorizado a permanecer durante o período previamente combinado. Não é permitido ficar mais tempo sem antes receber permissão.O mosteiro se reserva o direito de pedir que você vá embora a qualquer momento que julgar apropriado. Isso em geral ocorre quando a pessoa não se comporta de maneira apropriada ou cria desconforto para os demais hóspedes, mas por vezes pode ser por falta de espaço ou outros imprevistos. Caso lhe seja pedido para ir embora, não discuta, apenas pegue suas coisas e vá. Lembre-se que você não está pagando nada por sua estadia, sua presença só é possível graças à nossa permissão, se esta foi revogada, seu direito de estar conosco não existe mais.
  • As pessoas que vêm até aqui devem ajudar com trabalho e desenvolver o estudo e prática do Budismo Theravada. Não é permitido não trabalhar. Não é permitido realizar outras práticas espirituais que não as dessa linhagem budista. Por favor não insista.

Rotina Diária

  • 4:30 às 5:45 – Pūjā e meditação
  • 6:30 às 7:30 – Café da manhã
  • 7:30 às 11:00 – Trabalho
  • 11:00 às 12:00 – Almoço
  • 12:00 às 20:15 – Tempo livre para prática individual
  • 20:00 às 21:30 – Pūjā e meditação

Caso queira ver mais detalhes das regras de estadia, clique neste link.

Casos em que não recomendamos se hospedar no mosteiro

Muitas pessoas sofrem de distúrbios psiquiátricos e têm uma vontade muito grande de se livrar de seus problemas, algumas acham que se forem para o mosteiro praticar meditação, tudo vai desaparecer como mágica e sua vida em fim voltará ao normal. Infelizmente não é verdade, muito pelo contrário, sem as distrações do dia a dia é possível que seu distúrbio se manifeste de maneira ainda mais intensa e acabe por sair do controle. Não venha caso esteja sob tratamento psiquiátrico sem antes consultar seu médico, principalmente caso esteja tendo pensamentos recorrentes de suicídio. Se possível, inclusive mostre para seu psiquiatra essa página de internet para que ele possa ter uma ideia mais clara do que você está planejando.

Às pessoas que sofrem de depressão, distúrbios bipolar, ansiedade, etc, o que recomendamos é primeiro procurar um médico qualificado para lhe servir de guia na batalha contra essas doenças. Se você não quer ficar dependente de medicamentos químicos, procure um médico que abrace a premissa de tentar ajudar seus pacientes a se tornarem o máximo possível autossuficientes, só recorrendo aos medicamentos em casos de emergência e por períodos curtos. Procure um médico que utiliza a prática de meditação como parte do tratamento, e quando ele for da opinião de que você já está estável e forte o suficiente para passar um período de reclusão e introspecção, então sim venha passar um período no mosteiro.

Inscrição

Hóspedes desconhecidos podem se hospedar por no máximo 7 dias, já os conhecidos podem ficar no máximo 1 mês. Após o período ter se encerrado eles podem pedir para estender sua estadia, pedido que só será atendido caso: 1- ele tenha bom comportamento e não crie conflito com os demais, 2- seja prestativo em realizar tarefas, 3- esteja empenhado na prática do Dhamma.

Caso sua estadia seja estendida, você pode permanecer somente na medida em que não hajam outras pessoas pedindo vaga. Quer dizer, assim que alguém pedir por estadia, você terá que abrir mão da sua vaga para a outra pessoa, não importa quantos dias ainda faltem para terminar seu período.

Para se inscrever, preencha os dados no formulário abaixo. Caso queira esclarecer dúvidas antes de se inscrever, mande um email para [email protected] ou via Whatsapp +55 35 991248660. É esperado que as pessoas que queiram se hospedar já tenham experiência com meditação e familiaridade com o Budismo Theravada.

Não cobramos nada por estadia, aqueles que quiserem colaborar com doações financeiras podem fazê-lo se assim desejarem.

Clique aqui para se inscrever

Digite o termo que deseja pesquisar:

Esteja sempre atualizado!

Inscreva-se para receber um email sempre que houver uma nova publicação no nosso site.