Na época e região em que o Buddha era vivo, as pessoas utilizavam o calendário lunar em vez do solar que utilizamos atualmente. Três eventos auspiciosos conectados com a vida do Buddha ocorreram na lua cheia do mês visākha, que mais ou menos equivale ao mês de maio do calendário solar. Os três eventos foram:
- O bodhisatta – Siddhattha Gotama, que um dia se tornaria o Buddha – nasceu na lua cheia de visākha.
- Trinta e cinco anos mais tarde, o bodhisatta alcançou Nibbāna, a iluminação, e tornou-se o Buddha. Isso ocorreu também na lua cheia de visākha.
- Oitenta anos após seu nascimento, também na lua cheia do mês visākha, o Buddha faleceu e alcançou a extinção completa de seus agregados (parinibbāna).
Como os ciclos da lua são mais irregulares do que os ciclos do sol, há diferentes formas de calcular os meses e anos lunares, o que levou a diferentes culturas a acabarem com diferentes datas para a celebração desses três eventos. Seguindo o método de cálculo tailandês, a lua cheia de visākha desse ano cairá no dia 11 de maio de 2025, e nessa data iremos então celebrar o Vesak, que comemora o nascimento, iluminação e falecimento do Buddha.
A cerimônia constitirá de cânticos, circumbulação do Salão de Dhamma e palestra sobre os ensinamentos do Buddha. Aqueles que quiserem participar da circumbulação, podem trazer uma vela, um punhado de flores e três varinhas de incenso. As atividades começam às 8:00 da manhã e devem ir até as 10:00. A cerimônia é aberta a todos.