Conversa com Ajahn Jayasaro ao vivo, dia 11 de março

01/03/2023
Publicado em Notícias
01/03/2023 Mosteiro Suddhāvari

Sábado dia 11/03, às 8:00 da manhã, teremos a oportunidade de conversar ao vivo com Ajahn Jayasaro, um dos mais renomados mestres do Budismo Theravada na atualidade. Para aqueles que quiserem participar e fazer perguntas, podem conectar via Zoom no horário marcado através do link https://link.sociedadebudistadobrasil.org/atividade. Quem preferir pode assistir via YouTube através do Canal da Sociedade Budista do Brasil. A tradução para o português será feita por Ajahn Mudito.

Biografia

Ajahn Jayasaro (Shaun Michael Chiverton) nasceu na Ilha de Wight, Inglaterra, em 1958. Em 1978, tornou-se discípulo de Ajahn Chah, um dos mais renomados monges budistas e mestres de meditação da Tailândia, no mosteiro da floresta Wat Pah Pong, no nordeste da Tailândia. Ele assumiu a ordenação plena, com Ajahn Chah como seu preceptor, em 1980.

Após seu treinamento monástico inicial de cinco anos, Ajahn Jayasaro fez um retiro solitário prolongado antes de assumir funções administrativas e de ensino. Nos anos seguintes, ele alternou entre períodos de retiro e serviço à sua linhagem monástica. Durante esse tempo, ele foi encarregado pelos anciãos de sua ordem de escrever a biografia oficial de seu professor, Ajahn Chah. Em 1997 assumiu o cargo de abade de Wat Pah Nanachat, mosteiro internacional da linhagem de Ajahn Chah, onde permaneceu até o final de 2002.

Desde o início de 2003, Ajahn Jayasaro vive em um eremitério no sopé do Parque Nacional Khao Yai. Os ensinamentos do Dhamma e os retiros de meditação que ele dá em intervalos regulares em um centro de retiro próximo, oferecem inspiração tanto para budistas leigos quanto para monásticos. Ele também é uma figura-chave no movimento para integrar os princípios de desenvolvimento budistas no sistema educacional tailandês. Muitas de suas palestras de Dhamma são transmitidas no rádio, televisão e mídia digital.

Ajahn Jayasaro escreveu muitos livros sobre temas budistas na língua tailandesa, alguns dos quais foram traduzidos para outras línguas, incluindo chinês, francês, italiano e português. Seus últimos trabalhos em inglês, ‘Por dentro e por fora’, são uma introdução geral à tradição budista Theravada. E o recentemente publicado ‘Stillness Flowing’ é um importante trabalho biográfico que detalha a vida e os ensinamentos de Ajahn Chah, que levaram mais de duas décadas para serem elaborados. Ele também é o autor dos curtos ensinamentos escritos à mão, em páginas amarelas, que têm feito bastante sucesso na internet nos últimos anos. Há uma coletânea deles traduzidos no link abaixo.

Em 2011, Ajahn Jayasaro recebeu um doutorado honorário em pedagogia budista pela Universidade Mahachulalongkornrajavidyalaya. Ele também recebeu a cidadania tailandesa por decreto real em 2020, momento em que Somdet Phra Buddhaghosacariya (PA Payutto) gentilmente deu a ele o sobrenome tailandês ‘Potanuwat’. Em 2021 ele foi homenageado com o título monástico de Chao Khun Phra Dhammaphacharayanamuni.

Alguns links para livros dele traduzidos para a língua portuguesa:

Digite o termo que deseja pesquisar:

Esteja sempre atualizado!

Inscreva-se para receber um email sempre que houver uma nova publicação no nosso site.