Mosteiro fechado por tempo indeterminado

16/10/2022
Publicado em Notícias
16/10/2022 Mosteiro Suddhāvari

Sofremos mais um incêndio ontem à tarde e por isso tivemos que fechar o mosteiro novamente até que reparos possam ser realizados. Avisaremos quando estivermos em condições de reabrir.

Por que o mosteiro tem sofrido repetidos incêndios?

A região em que estamos costumava ser de floresta, mas essa foi cortada para a criação de gado e uma espécie invasora de mato foi introduzida de propósito pelas pessoas porque cresce rápido, alto, e é extremamente resiliente, sendo muito difíci se livrar dele.

Como nosso objetivo é reflorestar o terreno, não deixamos o gado pastar na área, o que faz com que o mato cresça sem obstáculos  e se torne um risco de incêndio constante. Ou seja, tiramos o gado o mato cresce, se deixamos o gado as árvores não crescem.

Na verdade, queimadas são comuns por toda a região, mesmo nos terrenos vizinhos onde há gado e o mato não cresce muito, mas nesses casos não há casas e então eles simplesmente deixam o pasto queimar. Já nós estamos tentando morar no terreno ao mesmo tempo em que reflorestamos, o que nos coloca numa situação de risco um tanto difícil.

Podemos tomar medidas para diminuir a possibilidade de incêndio, mas por mais que tenhamos cuidado é impossível impedir por completo, pois mesmo uma pequena faísca já é suficiente para causar uma chama que em apenas alguns minutos sai do controle. Ontem por exemplo, foi um equipamento elétrico que entrou em curto. O tempo entre o começo da chama e o fogo chegar a um ponto em que ja não era mais possível controlar, foram apenas 5 minutos.

O que provavelmente seria útil é construir mecanismos para facilitar apagar o fogo quando ele inevitavelmente voltar. Isso incluiria furar um poço artesiano de maior capacidade, uma grande quantidade de tanques d’água para armazenar água suficiente para apagar um incêndio, canos de água de maior capacidade e todos enterrados sob o solo para que continuem fornecendo água mesmo durante o incêndio, hidrantes e mangueiras espalhadas por várias partes, etc… Ou seja, seria um trabalho grande e caro de realizar. Não sei se por enquanto teremos condições financeiras de fazer.

Como fica a construção do Salão de Dhamma?

Já compramos todas as madeiras para o telhado e elas já foram entregues. Se não seguirmos em frente e construirmos pelo menos o telhado, todo esse material irá estragar. Por isso, pelo menos no telhado daremos continuidade. Após, podemos avaliar se devemos usar os recursos que sobraram para terminar a obra do salão ou construir o sistema de combate a incêndios.

O que foi destruído e como ficam as atividades do mosteiro?

Foram destruídos todas as caixas de água e encanamentos, alguns fios de transmissão elétrica também. Conseguimos salvar todas as edificações. Todas as mudas de árvores que foram plantadas nas regiões queimadas provavelmente morreram.

Ainda não temos certeza de quando ou como o mosteiro será reaberto. Por enquanto vamos apenas conectar uma mangueira de água da nascente até o canteiro de obras para que os pedreiros possam continuar o trabalho deles. Não sei se vale à pena refazer o restante ou esperar para já fazer o sistema de água mencionado acima. Por enquanto o mosteiro fica vazio e todas as hospedagens marcadas ficam canceladas.

A visita de Luang Pó Piak segue em frente, só que ele terá que se hospedar em alguma casa ou hotel e a atividade com ele será realizada em algum espaço alternativo.

 

Quando tiver mais informações, aviso.

Ajahn Mudito

Digite o termo que deseja pesquisar:

Esteja sempre atualizado!

Inscreva-se para receber um email sempre que houver uma nova publicação no nosso site.