Ajahn Pasanno, um dos discípulos mais seniores de Ajahn Chah ainda vivos, estará no Brasil entre abril e maio de 2022. Para aqueles que quiserem conhecê-lo pessoalmente, a agenda de atividades é a seguinte:
24/04 – Palestra na Sociedade Vipassana, em Brasília. Para mais informações, clique aqui.
28/04 – Palestra (virtual) no Espaço Novo Consciente, em Lajeado, RS. Para mais informações, clique aqui.
30/04 – Palestra na Sociedade Budista do Brasil, no Rio de Janeiro. Horários e detalhes serão divulgados mais à frente no site da Sociedade Budista do Brasil.
02/05 – Palestra (virtual) na Casa de Dharma, em São Paulo. Para mais informações, clique aqui.
05/05 a 11/05 – Retiro de meditação na região serrana do Rio de Janeiro. Para mais informações, clique aqui.
Ajahn Pasanno recebeu ordenação na Tailândia em 1974 tendo o Venerável Phra Khru Ñāṇasirivatana como preceptor. Durante seu primeiro ano como monge, foi levado por seu mestre para conhecer Ajahn Chah, a quem pediu permissão para tornar-se seu discípulo. Um dos primeiros moradores de Wat Pah Nanachat, Ajahn Pasanno foi nominado abade do mosteiro em seu nono ano como monge. Durante sua administração, Wat Pah Nanachat desenvolveu-se consideravelmente, tanto em tamanho físico quanto em reputação.
Após 24 anos morando na Tailândia, Ajahn Pasanno tornou-se um professor de Dhamma conhecido e altamente respeitado por todo o mundo. Mudou-se então para a Califórnia na véspera de ano novo de 1997 para, junto com Ajahn Amaro, tomar a função de abade do recém inaugurado mosteiro de Abhayagiri. Em 2010, Ajahn Amaro aceitou um convite para servir como abade do mosteiro Amaravati, na Inglaterra, deixando Ajahn Pasanno como abade único de Abhayagiri durante oito anos.
Na primavera de 2018, Ajahn Pasanno passou o cargo de abade a seu discípulo, Ajahn Nyaniko, e partiu para um retiro de um ano no exterior. Desde seu retorno a Abhayagiri, Ajahn Pasanno continua a servir como âncora de sabedoria e orientação para a comunidade de monges e leigos do mosteiro, mas periodicamente também aceita convites para ensinar em diversos países do mundo inteiro.
É uma grande bênção e privilégio para os praticantes brasileiros terem a oportunidade de estar na presença e receber os ensinamentos de tão elevado mestre.