Cerimônia de oferta de tecido

27/10/2021 Mosteiro Suddhāvari

Domingo, 24/10/2021, foi realizada pela primeira vez uma cerimônia de oferta de tecido para mantos no Mosteiro Suddhavāri. Esse tipo de cerimônia é tradicional na Tailândia e outros países budistas e marca o fim do período de retiro anual dos monges (vassa).

Quando quatro ou mais bhikkhus residiram no mosteiro de maneira ininterrupta pelos três meses do vassa, é realizada a cerimônia de kathina, onde tecido para mantos é oferecido e os monges devem cortar, tecer e tingir aquele tecido em um manto e oferecê-lo antes do amanhecer do mesmo dia a um membro da comunidade que se destaque em comportamento e conduta.

Já quando não houve quórum suficiente durante o vassa para possibilitar a realização dessa cerimônia (no nosso mosteiro havia apenas três bhikkhus e dois samaneras), é realizada então uma simples cerimônia de oferta de tecido para mantos.

Em ambos os casos, a cerimônia é de total iniciativa da comunidade laica, os monges não participam a não ser ao receber os itens oferecidos. É costume oferecer tecido, qualquer tipo de itens de uso diário e mesmo recursos financeiros (nesse caso os monges não são quem os recebem, mas sim um representante laico da administração do mosteiro). Como explicado na palestra abaixo, é compreendido que fazer ofertas durante uma cerimônia como essa gera ainda mais mérito que numa ocasião comum, e como é algo que só ocorre uma vez ao ano, na Tailândia costuma até haver fila de espera de vários anos para conseguir reservar e oferecer a kathina de certos mosteiros. É também costume chamar o máximo possível de pessoas para participarem da cerimônia, pois mesmo que eles não ofereçam nada, o simples fato de estarem tomando deleite na boa ação realizada pelos doadores aumenta ainda mais a quantidade de bom carma realizado por todos.

Como essa foi a primeira ocasião que tal evento ocorreu em nosso mosteiro, e toda a iniciativa veio dos leigos presentes, não houve anúncio prévio para que mais pessoas pudessem participar. Mas tendo visto a enorme resposta positiva que houve da comunidade budista brasileira, é provável que ano que vem façamos algo um pouco mais organizado, avisando a todos com bom tempo de antecedência e também pensando em formas para que mesmo as pessoas que não possam estar presentes in-loco durante a cerimônia, ainda possam participar e contribuir.

Infelizmente houve um problema na captação de áudio da gravação abaixo, mas esperamos que ainda seja possível ouvir com clareza.

 

Digite o termo que deseja pesquisar:

Esteja sempre atualizado!

Inscreva-se para receber um email sempre que houver uma nova publicação no nosso site.