Até agora estávamos sendo lenientes em deixar visitantes participarem das atividades do mosteiro, mesmo nesse período da pandemia. Nossa sala de meditação é ao ar livre e a quantidade de pessoas não costumava ser grande, o que garantia um grau razoável de segurança. Ainda assim, de novo e de novo, acabávamos presenciando pessoas vindo à meditação sem máscara, ou pior, claramente doentes, espirrando e tossindo, e mesmo nesse estado comparecendo a uma atividade em grupo como essa.
Além do comportamento de risco das pessoas que frequentam o mosteiro, também vale notar que a cidade de São Lourenço, que não sofreu muito com a primeira onda do vírus, agora está com um número muito elevado de casos e o hospital local praticamente lotado.
Depois de várias ocorrências como descritas acima chegamos à conclusão que não dá para contar com o bom senso e consideração das pessoas ou deixar à sorte a saúde dos residentes e visitantes do mosteiro, e optamos por fechar o mosteiro por completo, pelo menos até que haja a possibilidade da vacinação.
Não será permitida a entrada mesmo de turistas, com portão ficando sempre fechado, exceto para serviços de entregas e trabalhadores.
As atividades diárias e do fim de semana continuam no horário normal, só que somente para participação online. Aqueles que quiserem participar do pūjā diário ou meditação de sábado e domingo, podem se inscrever em nossa rede social. Dessas, duas vezes ao mês escolhemos uma gravação para publicar em nosso canal de YouTube.
É nossa esperança que quando começar a vacinação da população, possamos abrir novamente ao menos para a entrada de pessoas que comprovem que já foram vacinadas, mas por enquanto, infelizmente, permaneceremos fechados.