Construção do Salão de Dhamma

15/09/2020
Publicado em Notícias
15/09/2020 Mosteiro Suddhāvari

O edifício que será o coração do mosteiro

O Mosteiro Budista Suddhavāri está localizado nas colinas de Minas Gerais, região de São Lourenço. É um mosteiro associado de Wat Nong Pah Pong, o mosteiro tailandês do famoso mestre de meditação, Venerável Ajahn Chah. É o primeiro mosteiro desse tipo na América do Sul. Nós o estabelecemos com o incentivo e bênção do Venerável Ajahn Liem, o atual abade de Wat Pah Pong, e dos demais anciãos da Forest Sangha de todo o mundo. Luang Pó Liem visitou em 2017 e considerou o local adequado para um mosteiro de floresta, deixando Ajahn Mudito como o líder do projeto.

Se você gostaria de ver fotos do mosteiro, na página neste link você pode encontrar uma galeria de fotos. Você também pode clicar aqui para ver nossa localização no Google Maps.

A construção do mosteiro tem progredido bem desde então. Embora o Brasil não possua uma grande comunidade tailandesa, birmanesa ou do Sri Lanka, temos caminhado bem apenas com o apoio de budistas brasileiros. No momento o mosteiro se estende por 74 acres de terra, e neste curto período desde seu começo já construímos: 6 cabanas monásticas – 1 sala de meditação ao ar livre – 1 cozinha/refeitório – 1 dormitório para hóspedes leigos – 1 bloco de chuveiro/área de serviço – 1 oficina/depósito – 1 escritório/biblioteca

Nosso próximo projeto de construção será também o maior de todos: um SALÃO DE DHAMMA que, uma vez construído, funcionará como o coração do mosteiro. Por ser protegido do sol e da chuva, será onde acontecerão os ensinamentos, meditações e atividades religiosas o ano inteiro.

Nosso plano é construí-lo com 20 metros de comprimento e 12 metros de largura, incluindo a varanda coberta ao seu redor. Será feito de alvenaria, com todo o material de origem local para reduzir custos. Quanto à decoração, pretendemos manter o mais simples possível, com apenas um teto mais alto do que o normal, evocando a arquitetura da Ásia e caracterizando o edifício como um local de prática espiritual.

Estamos bem cientes de que com toda a pandemia do COVID em andamento, e os sentimentos de incerteza que o futuro traz a todos, este provavelmente não seria o melhor momento para lançar tal campanha. Mas pelo que temos ouvido na mídia, parece que o jeito das coisas estarem agora é apenas a “nova realidade” do mundo, e não há muito o que fazer a respeito, portanto, decidimos ir em frente e lançar nossa campanha para arrecadar fundos e ver o que acontece.

Pensamos que talvez as pessoas vejam o grande benefício que pode produzir este projeto. Como foi dito antes, é o primeiro de seu tipo em toda a América do Sul e, ao lermos as antigas escrituras, podemos ter certeza de que será de grande mérito para todos que ajudarem a torná-lo realidade. No texto desse link podemos ver como a doação é um dos fatores mais importantes da prática budista.

Para contribuir para esse fim, use os links abaixo ou deposite em uma de nossas contas correntes. Se quiser saber mais ou ajudar de alguma outra forma ou pedir um recibo de doação, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]

Cartão de Crédito / Boleto (PagSeguro)

Cartã de Crédito (PayPal)

Informações para depósito bancário:

Banco Itaú, Agência 0093, Conta 06279-2

Caixa Econômica Federal, Agência 0211 – Conta: 2933-7   Operação 003 (Pessoa Jurídica)

Nominal a Sociedade Budista do Brasil, CNPJ 34.021.832/0001-06

Abaixo você pode ver o projeto do Salão de Dhamma feito por uma arquiteta voluntária, membro de nosso grupo de praticantes do Dhamma. Que aqueles que ajudem este auspicioso projeto a se tornar realidade recebam todo o mérito de suas ações, e que todo bom carma acumulado aqui seja causa de muita felicidade, saúde, bem-estar, prosperidade e um suporte em seu nobre caminho para a libertar-se de todo sofrimento.

Anumodanā!

Digite o termo que deseja pesquisar:

Esteja sempre atualizado!

Inscreva-se para receber um email sempre que houver uma nova publicação no nosso site.