Mudanças na rotina devidas ao coronavírus

17/03/2020
Publicado em Notícias
17/03/2020 Mosteiro Suddhāvari

Para colaborar na redução das contaminações pelo vírus, estamos mudando um pouco nossa rotina por tempo indefinido, até que a situação se normalize.

Não vamos fechar o mosteiro, uma vez que nosso modo de vida e atividades não costumam envolver contato ou aglomeração de pessoas, mas, para precaver ainda mais, implementaremos as seguintes mudanças:

  1. As pessoas que estão programadas a vir se hospedar no mosteiro devem cancelar sua estadia caso estejam apresentando qualquer sintoma de resfriado ou gripe.
  2. Da mesma forma, se alguém que já está hospedado começar a apresentar sintomas, pediremos que volte para casa para se cuidar. No mosteiro não há automóvel e ninguém tem treinamento médico, assim, não temos capacidade para cuidar de enfermos ou mesmo levar ao hospital em caso de emergência. Por isso vamos pedir para as pessoas partirem assim que os sintomas começarem – porque aqui ela não será capaz de receber assistência médica apropriada.
  3. As pujas e meditações pela manhã e à noite estão suspensas. Cada um deve meditar sozinho em seu aposento.
  4. Também vamos encorajar as pessoas a recolherem as refeições na cozinha e ir comer em seus aposentos, evitando contato desnecessário com os demais. Caso prefiram comer no refeitório, que procurem sentar a boa distância um do outro.
  5. Uma vez que todos os grupos de meditação por todo o país estão suspendendo suas atividades, vamos começar a transmitir as palestras pela internet, para que as pessoas ainda possam praticar em casa. A palestra de sábado, direcionada a praticantes mais experientes, será transmitida pela rede social da SBB. Já  a palestra de domingo à tarde, direcionada ao público em geral, passará a ser transmitida de forma aberta pelo YouTube (https://www.youtube.com/user/Midiadharma). Em ambos os casos elas não ficarão disponíveis para assistir mais tarde, mas somente para aqueles que acessarem na hora da transmissão ao vivo.
  6. Estando as palestras disponíveis online, encorajamos a todos a assistir em casa em vez de vir pessoalmente ao mosteiro. Mas, caso queiram vir participar em pessoa, que procurem sentar-se afastados uns dos outros durante a meditação e palestra. Ao chegar e partir evite beijos, abraços e apertos de mãos, e em hipótese alguma venha caso esteja com sintomas de gripe ou resfriado.

É um período de incerteza e estresse, então é importante que todos tenham ainda mais atenção à suas mentes. Não deixem a mente ser arrastada pelas emoções, treinem a paciência e tolerância, aprendam a estar consigo mesmo, evitem agir de forma que coloque a saúde dos demais em risco. Se todos colaborarem, vamos sair ainda mais fortes e sábios desse período.

Para finalizar, pedimos licença para partilhar um pequeno voto de bem-estar que um amigo monge escreveu:

Pelas nobres qualidades do Buddha, do Dhamma e da Sangha, dos Bodhisattas e Grandes Mestres:

Que aqueles com temor possam estar livres do temor.

Que aqueles com ansiedade possam estar livres da ansiedade.

Que aqueles que estão doentes nos hospitais possam ter seu sofrimento aliviado e ter paz em seus corações.

Que os doentes possam ser tratados com respeito e compaixão.

Que os parentes dos doentes possam estar livres de ansiedade e terem paz em seus corações.

Que os corações dos parentes dos que não resistiram possa se pacificar e que eles possam ter clareza mental para aceitar a incerteza e impermanência do mundo.

Que os mais vulneráveis e aqueles que vivem em locais de maior risco possam estar seguros.

Que os profissionais de saúde tenham energia e saúde para continuarem se sacrificando e salvando vidas, de forma tão louvável, nesses tempos difíceis.

Digite o termo que deseja pesquisar:

Esteja sempre atualizado!

Inscreva-se para receber um email sempre que houver uma nova publicação no nosso site.