Notícias do mosteiro

14/09/2019
Publicado em Notícias
14/09/2019 Mosteiro Suddhāvari

Estamos chegando perto de terminar todas as obras básicas, necessárias para a existência do mosteiro. O que já fizemos nesses dois anos:

  • infraestrutura de água, esgoto e eletricidade para todo o terreno
  • infraestrutura de estradas, caminhos e escadas
  • oficina
  • cozinha
  • biblioteca
  • escritório
  • dormitório para visitantes
  • três cabanas monásticas
  • sala de meditação
  • campanário, placa do mosteiro e portão de entrada
  • reflorestamento

Duas outras edificações são necessárias, mas não vitais: mais um dormitório e um templo.

O propósito do segundo dormitório seria aumentar a quantidade de vagas para pessoas que queiram fazer retiros, e enfim possibilitar separação entre homens e mulheres, ficando o dormitório atual só para os homens e o novo só para mulheres.

Já o templo é importante para que haja um local mais confortável para praticar meditação, e também para deixar a área residencial protegida de visitantes. A sala de meditação atual não possui paredes e portanto não oferece muito abrigo contra sol e chuva, além de estar num local muito alto que dificulta o acesso para pessoas idosas. No que diz respeito a isolar área residencial, com o novo templo disponível, o salão de cima ficaria reservado somente a quem está em retiro, com o de baixo disponível para uso de visitantes. Dessa forma toda a área interna do mosteiro pode ficar fechada, evitando o barulho de turistas.

Além desses dois, estaremos sempre abertos à construção de novas residências para monges, uma vez que esse é o real propósito do mosteiro. Atualmente existem duas disponíveis e a ideia é sempre ter uma vaga, que fica sendo utilizada pelos leigos enquanto não há monges presentes. Então, supondo que houvessem três monges residentes, deveríamos ter quatro cabanas, e assim por diante. Mas essa construção de cabanas só será feita conforme real necessidade se manifestar.

Outro trabalho que continuará sempre que possível é o de reflorestamento. Mais de mil mudas já foram plantadas desde que chegamos. Agora que conseguimos canalizar a água da nascente, mesmo durante a estação seca podemos continuar trabalhando com plantio, uma vez que não há gasto com irrigação.

Atualmente não temos recursos para realizar nenhuma das obras mencionadas acima, mas também não temos pressa. É possível que daqui a alguns meses decidamos fazer uma campanha para arrecadar fundos, dependendo de haverem pessoas interessadas não só em ajudar a financiar as obras mas também ajudar na administração das mesmas, uma vez que eu, após ter tocado todos os projetos mencionados acima, gostaria muito de deixar de trabalhar de encanador, eletricista, mestre de obras, carpinteiro, etc., e voltar a ser um simples monge. Mesmo porque, ainda que não haja obras para gerenciar, continuo tendo uma série de responsabilidades e funções que consomem boa parte do meu tempo e energia.

Fora os mencionados, é possível que num futuro distante possamos realizar alguns projetos extras como a construção de uma estupa, pavimentação de todas as estradas e caminhos, construção de plataformas de meditação na floresta ou alto da montanha, etc. Mas todas essas obras ficam como baixa prioridade, somente caso hajam recursos sobrando.

Assim, daqui a pouco, começamos mais uma fase do projeto, com menos barulho dentro do mosteiro e sem a presença de pedreiros e operários, a não ser aqueles trabalhando no reflorestamento. Talvez assim eu possua mais tempo para dedicar aos estudantes e quem sabe no futuro começar a aceitar pessoas interessadas em ordenação monástica.

No que diz respeito aos próximos meses, estamos trabalhando na tradução da biografia de Ajahn Chah, e em breve começaremos a biogradia de Ajahn Man. Há também a ideia de traduzir o manual de Vinaya escrito por Ajahn Thanissaro, num esforço conjunto entre monges brasileiros e portugueses. Por fim, em novembro Luang Pó Piak, Luang Pó Issara e Ajahn Sapai retornam para  mais uma visita.

Agradeço a todos que vêm colaborando para que tudo isso seja possível, espero que os bons méritos de tais ações lhes rendam bons frutos por muito tempo.

Por fim, atualizei a galeria de fotos com imagens mais recentes. Para ver, basta acessar o link abaixo e rolar até o final da página.

Ajahn Mudito

Quem Somos

 

 

Digite o termo que deseja pesquisar:

Esteja sempre atualizado!

Inscreva-se para receber um email sempre que houver uma nova publicação no nosso site.