Acabamos de ganhar reconhecimento oficial como mosteiro afiliado à Wat Nong Pah Pong, o mosteiro tailandês onde viveu Ajahn Chah e que hoje é matriz da rede de mosteiros e centros de meditação iniciados por seus discípulos, espalhados por todo mundo. Forest Sangha é uma congregação de discípulos ocidentais de Ajahn Chah que faz parte de Wat Pah Pong e é responsável por supervisionar e coordenar as atividades dos mosteiros ocidentais da sangha.
“Mosteiro Associado” é o estágio anterior a ser uma filial oficial de Wat Pah Pong. Nesse estágio, o mosteiro tem o dever de seguir toda a disciplina e modo de prática da linhagem de Ajahn Chah, mas ainda não tem direito a participar da maioria das decisões da sangha. Após alguns anos como mosteiro associado, se os padrões de comportamento se mostrarem satisfatórios e ficar comprovado que o novo mosteiro possui recursos materiais e humanos suficientes para existir de maneira autônoma, ele então ganha o status pleno de filial de Wat Pah Pong.
Para nós essa ocasião é muito auspiciosa e a culminação de longos anos de trabalho que para muitos, principalmente para mim mesmo, parecia impossível: criar um mosteiro de floresta, sem apoio de uma comunidade asiática, em plena América do Sul. Agradeço a todos que colaboraram para que esse projeto tenha se tornado realidade, e que os méritos de tal ação lhes tragam muitas boas condições para a prática do Dhamma, e culminem no fim de todos os poluentes mentais – Nibbāna.
Anumodanā
Ajahn Mudito
27 de maio, 2019