Dormitório concluído!

12 de agosto de 2018
Publicado em Notícias
12 de agosto de 2018 Mosteiro Suddhāvari

Concluímos mais uma importante etapa no processo de construção do nosso mosteiro. O primeiro dormitório para leigos foi terminado e já está funcionando. São quatro quartos individuais destinados a praticantes leigos que queiram passar um tempo no mosteiro. E este é apenas o primeiro, nosso plano final é ter três edifícios como estes (quatro caso a demanda exija) disponíveis para retiros individuais.

O propósito do dormitório é dar a possibilidade aos leigos de realizarem retiros pessoais individuais, mas uma vez que as obras de construção do mosteiro não estão encerradas, o ambiente ainda não é propício para retiros silenciosos – há muito barulho de máquinas e trabalhadores durante o dia. Portanto, atualmente estamos aceitando somente hospedar voluntários, isto é, pessoas que queiram passar uns dias conosco ajudando com tarefas manuais. As regras de estadia para este estágio inicial serão as seguintes:

Preceitos

  • As pessoas se hospedando no mosteiro deverão seguir oito preceitos. Para saber mais a respeito, visite esse link: https://noqueosbuddhistasacreditam.wordpress.com/2008/12/01/oito-preceitos/
  • Como há um preceito proibindo entretenimento, não é permitido usar o celular para nada durante sua estadia: não pode ver notícias, não pode ler livros que não sejam sobre Budismo Theravada, não pode ouvir música, não pode ligar nem trocar mensagem com amigos. Se você não se acha capaz de resistir ao vício do celular, peça ao monge que guarde o seu durante sua estadia.

  • Não é permitido sair do mosteiro para ir passear ou qualquer outra coisa (exceção feita aos que forem almoçar perto do mosteiro). Não é permitido usar o mosteiro como albergue para ir fazer turismo. Caso surja uma situação de emergência, peça permissão ao monge antes de sair.

Refeições

  • Um dos preceitos é se alimentar somente no período da manhã, portanto só é permitido fazer duas refeições: café da manhã e almoço. Não é permitido comer à tarde ou à noite.

  • Por enquanto, o mosteiro não oferece refeição aos hóspedes. Também ainda não temos uma cozinha propriamente dita, mas na oficina do mosteiro há geladeira, fogão e micro-ondas disponíveis, onde é possível improvisar um café da manhã ou mesmo uma refeição simples caso necessário.

  • Sugerimos aos hóspedes que comprem itens para seu café da manhã com antecedência, suficientes para o período de sua estadia. Você poderá guardá-los na geladeira do mosteiro e usar o fogão para preparar o que for necessário.

  • Com relação ao almoço, sugerimos comprar num dos diferentes restaurantes de São Lourenço que oferecem serviço de entrega. Há também a opção da Páscoa, uma pessoa aqui perto que cozinha refeições veganas/vegetarianas por R$ 15, mas ela não entrega – o interessado deve ir andando até a casa dela almoçar (20 minutos de caminhada).

Estadia

  • Não cobramos nada por estadia. Aqueles que quiserem colaborar com doações financeiras podem fazê-lo se assim desejarem.

  • Traga seus próprios itens de higiene pessoal. Se for ficar por muitos dias, traga também sabão em pó para lavar suas roupas. Há roupa de cama e banho disponível e cada hóspede recebe dois cobertores, mas caso você costume sentir muito frio, traga um ou dois a mais.

  • Você só está autorizado a permanecer durante o período previamente combinado. Não é permitido ficar mais tempo sem antes receber permissão.

  • O abade se reserva o direito de pedir que você vá embora a qualquer momento que julgar apropriado. Isso em geral ocorre quando a pessoa não se comporta de maneira apropriada ou cria desconforto para os demais hóspedes, mas por vezes pode ser por falta de espaço ou outros imprevistos. Caso lhe seja pedido para ir embora, não discuta, apenas pegue suas coisas e vá. Lembre-se que você não está pagando nada por sua estadia, sua presença só é possível graças à nossa permissão, se esta foi revogada, seu direito de estar conosco não existe mais.

  • As pessoas que vêm até aqui devem vir para ajudar com trabalho e desenvolver o estudo e prática do Budismo Theravada. Não é permitido não trabalhar. Não é permitido realizar outras práticas espirituais que não as dessa linhagem budista. Por favor não insista.

  • Não damos ajuda de custo a ninguém. Só venha se tiver certeza que conseguirá arcar com suas despesas de alimentação e transporte. Por favor não se faça um fardo para nós.

Rotina Diária

  • 5:30 às 6:45 – Pūjā e meditação

  • 6:45 às 7:45 – Café da manhã

  • 8:00 às 11:00 – Tempo Livre

  • 11:30 às 13:00 – Almoço

  • 13:30 às 18:00 – Trabalho

  • 20:15 às 21:30 – Pūjā e meditação

É esperado que as pessoas que queiram se hospedar já tenham experiência com meditação e familiaridade com o Budismo Theravada. Caso queira ver mais detalhes das regras de estadia, clique neste link.

Se for sua primeira estadia conosco, o período máximo de permanência será cinco dias. Conforme julgarmos apropriado, poderemos aumentar esse período de tempo para estadias futuras.

Para se inscrever, preencha os dados no formulário abaixo. Caso queira esclarecer dúvidas antes de se inscrever, mande um email para estadia@sociedadebudistadobrasil.org

Esteja sempre atualizado!

Inscreva-se para receber um email sempre que houver uma nova publicação no nosso site.