Ensinamentos de Luang Pó Piak no Brasil

30/06/2018
Publicado em Ensinamentos
30/06/2018 Mosteiro Suddhāvari

Entre os dias 20 e 27 de junho esteve no Brasil o Venerável Prah Khru Pathum Bhavana Vigrom, carinhosamente chamado por seus discípulos de Luang Pó Piak. Ele veio acompanhado de seu atendente, Ajahn Sapai, e de seu discípulo mais sênior, Luang Pó Isara. Durante sua estadia teve a oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro e responder dúvidas de praticantes cariocas, bem como ir a São Lourenço visitar nosso mosteiro, dar ensinamentos e responder dúvidas.

O primeiro dia de sua visita foi composto de uma cerimônia para abençoar o terreno e uma sessão de perguntas e respostas ao cair da noite. Já no segundo dia foi realizada uma cerimônia onde formalmente o terreno foi oferecido à Sangha, tendo Luang Pó Piak como seu representante. Feita a cerimônia de oferecimento, Luang Pó disse algumas palavras para marcar a ocasião e em seguida os monges recitaram um cântico para abençoar todos os presentes. Terminada essa etapa, uma árvore de Bodhi trazida do Sri Lanka por nosso amigos uruguaios Lautaro e Sandra, foi plantada e logo em seguida foi instalada uma placa batizando a sala de meditação de Kantasila Vihāra (Kantasila é o nome monástico de Luang Pó Piak e significa “louvável/bela moralidade”). Enquanto a placa era instalada, os monges recitaram um cântico e ao mesmo tempo o sino do mosteiro foi tocado nove vezes.

Luang Pó Piak disse ter gostado muito do Brasil e achado os brasileiros muito parecidos com os tailandeses: de bem com a vida e bem humorados – a ponto de, quando perguntado sobre a melhor forma de ensinar no Brasil, ele não saber responder ao certo porque lhe dava a impressão que os brasileiros não sofriam muito. Assim como Luang Pó Liem no passado, Luang Pó Piak se dispôs a voltar ao Brasil mais uma vez, só esperando nosso convite.

As gravações e fotos desses eventos podem ver encontradas abaixo. Nosso próximo visitante provavelmente será Ajahn Chandapalo, abade de Santacittarama na Itália, que concordou em nos visitar em fevereiro do ano que vem para conduzir nosso retiro de carnaval.

Perguntas e Respostas

Dhamma Desanā

Digite o termo que deseja pesquisar:

Esteja sempre atualizado!

Inscreva-se para receber um email sempre que houver uma nova publicação no nosso site.